Ceará
Do sertão cearense para todo Brasil – Empreendedora cria doce de leite e viraliza
Criar um doce de leite genuinamente cearense. Esse foi o sonho da socióloga e doceira Rafaela Medeiros, natural de Pedra Branca, no sertão do Ceará. Incomodada com a ausência de sabores típicos da sua infância nas confeitarias da capital Fortaleza, Rafaela desenvolveu o Leite de Pedra, um doce à base de leite de coco natural e mel de cana-de-açúcar, que hoje circula por vários estados do Brasil e até por países como Chile, Portugal e França.
A receita nasceu em 2018, ainda em casa, com o desejo de criar um “leite condensado cearense” que fortalecesse a identidade doce do Ceará. O produto homenageia sua cidade natal tanto no nome quanto nos ingredientes.
A inspiração veio de um projeto de pesquisa sobre doçaria cearense, realizado na Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Rafaela, junto com um parceiro de pesquisa, catalogou receitas tradicionais feitas com mel de cana e coco, do sertão ao litoral, valorizando a produção familiar.
“Minha família foi uma forte influência. Meu avô, Zeca Medeiros, foi um agricultor reconhecido na produção de rapadura de Pedra Branca. E eu sou a quarta geração de doceira da minha família materna”, contou.
O Leite de Pedra é hoje procurado por cafés, confeitarias e restaurantes com foco na gastronomia brasileira. Mas também é valorizado por estudantes, pesquisadores e trabalhadores da alimentação, interessados na preservação da cultura alimentar e ambiental do sertão.
Fonte: Diário do Nordeste