Connect with us

Tecnologia

WhatsApp anuncia recurso que resume mensagens não lidas com uso de IA

Published

on

O WhatsApp anunciou, nesta quarta-feira (25), um novo recurso chamado *Message Summaries* (Sumarização de Mensagens), que tem como objetivo facilitar a visualização de mensagens não lidas por meio de resumos gerados com o apoio da inteligência artificial da Meta (Meta AI). De acordo com a empresa, a funcionalidade preserva a privacidade dos usuários e será inicialmente disponibilizada apenas nos Estados Unidos, em inglês.

A proposta é permitir que o usuário tenha uma visão geral do conteúdo recebido antes mesmo de abrir e ler todas as mensagens, otimizando o tempo de resposta e organização das conversas, principalmente em situações com grande volume de interações.

### Como funciona a sumarização de mensagens

O recurso poderá ser utilizado tanto em conversas individuais quanto em grupos. O WhatsApp informa que a tecnologia utilizada realiza a análise das mensagens não lidas sem violar a privacidade dos chats, por meio de uma estrutura chamada *Processamento Privado* (Private Computation), baseada em um Ambiente de Execução Confiável (*Trusted Execution Environment* – TEE). Esse ambiente opera em nuvem e garante que nem mesmo a Meta tenha acesso ao conteúdo das mensagens.

Entre as principais características do novo sistema, destacam-se:

* O uso do recurso é opcional e vem desabilitado por padrão;
* O usuário tem controle total sobre quando e em quais conversas deseja utilizar a sumarização;
* O sumário é gerado de forma privada e nenhum outro participante do chat será notificado ou poderá visualizá-lo;
* Após o encerramento de uma sessão, não há armazenamento das mensagens ou dos resumos criados.

Segundo a Meta, o sistema foi projetado para evitar vulnerabilidades. Caso haja qualquer tentativa de modificação externa, o ambiente de execução falhará, impedindo que dados sejam compartilhados.

Além disso, o *Processamento Privado* poderá ser auditado por pesquisadores e usuários interessados em verificar as garantias de segurança e privacidade prometidas pela empresa.

### Expansão futura

A Meta informou que o recurso será disponibilizado em mais idiomas e regiões ainda em 2025. A expectativa é que a funcionalidade se torne um aliado prático na gestão de mensagens, especialmente para usuários com alto volume de comunicação.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Educação – UECE – IFCE

Ofertas

Advertisement

Tendência