Ciência
Fósseis de borboletas de 236 milhões são encontrados em cocô
Há 236 milhões de anos, um herbívoro grandalhão, do tamanho de um hipopótamo, comeu um banquete de plantas na região onde hoje é a Argentina – e, acompanhando a refeição principal, vieram alguns petiscos: insetos e outros pequenos seres que deram o azar na vegetação.
Essa refeição, é claro, virou cocô – e, agora, cientistas descobriram que esse esterco fossilizado contém os indícios mais antigos de borboletas já encontrados.
As amostras foram encontradas em 2011 no Parque Nacional Talampaya, no oeste da Argentina. Quando escavavam o local, os paleontólogos descobriram que a região funcionava como uma espécie de banheiro público pré-histórico – isso porque foram encontrados muitos coprólitos, ou seja, fezes fossilizadas.
Um desses cocôs fósseis foi analisado recentemente em um artigo publicado na revista científica Journal of South American Earth Sciences. Os cientistas descobriram que ele tem 236 milhões de anos e foi depositado por um dicinodonte, um tipo de herbívoro parente distante dos mamíferos que habitou a América do Sul e foi extinto há cerca de 200 milhões de anos.
O mais interessante é que os cientistas encontraram nas fezes fossilizadas minúsculos fragmentos de asas de insetos que foram identificadas como asas de lepidópteros – o grupo de artrópodes que inclui as borboletas e as mariposas.
Essa é a evidência mais antiga de um lepidóptero já encontrada, superando os registros de 200 milhões de anos anteriores, localizados na Alemanha. Estudos genéticos já indicavam que esse grupo de artrópodes existia há, pelo menos, 241 milhões de anos, e agora essa é a primeira prova fóssil a reforçar essa ideia. A espécie de inseto que os cientistas identificaram nas fezes foi nomeada de Ampatiri eloisae.
Mas há uma diferença importante entre as borboletas e mariposas atuais e a Ampatiri eloisae – na época que essa anciã existiu, há 236 milhões de anos, as flores ainda não existiam. Isso significa que essa espécie precisava se alimentar de pequenas gotículas de néctar açucarado produzidas por árvores coníferas e plantas cicadófitas.
- Fatos3 meses ago
Ipaporanga/CE, mandado de prisão é cumprido a servidor público guarda municipal
- Fatos4 meses ago
Corpo de mulher é encontrado na cidade de Crateús-CE
- Fatos4 meses ago
Novo Oriente/CE, homem morre vítima de choque elétrico
- Fatos3 meses ago
Ex-vereador Gabriel Monteiro deverá usar tornozeleira eletrônica em até 05 dias
- Fatos3 meses ago
Crateús/CE, corpo encontrado na Zona Rural é de homem que estava desaparecido
- Ciência3 meses ago
Alunos de escola pública no Ceará criam caneta detectora de drogas em bebidas
- Policial4 meses ago
Inusitado – Prefeito de Potengi Salviano Alencar “prende” estuprador
- Fatos4 meses ago
Restaurante é invadido por arrombamento no Centro de Crateús/CE